A Luz da Paixão em BH, o mais famoso espetáculo da vida e morte de Jesus chega ao 27° ano de encenação e traz novidades.

 

O Centro Cultural São João Batista - Cenarc, apresenta a 27ª edição do projeto “A Luz da Paixão”, considerado a segunda maior e mais participativa encenação da Paixão de Cristo no Brasil. Ele reúne 136 atores e figurantes, todos amadores e voluntários. Para contar os últimos passos de Cristo antes da Crucificação, são envolvidas mais de 800 pessoas na equipe, entre atores e figurantes, técnicos, figurinistas, costureiras, iluminadores, sonoplastas e preparadores de elenco.

A grandiosidade da encenação pode ser observada no mês de março, no início da sua montagem, passando por dois dias no final de março, quando são feitos ensaios abertos ao público, até a data do espetáculo, na Quinta e na Sexta-Feira da Paixão. O local da apresentação se transforma na antiga Palestina de mais de 2.000 anos atrás, com a instalação de um palco com mais de 60 metros de comprimento, cenários gigantescos e grandes torres de iluminação e som. A produção disponibilizará, ainda, telões para transmitir o evento para toda a extensão da praça, facilitando a visualização ao público. Está sendo negociada, com um canal de televisão local, a transmissão do evento também para as cidades mineiras, com o objetivo de mostrá-lo para todo o Estado.

Em 2010, o projeto veio com várias novidades. A primeira é que foram realizadas duas apresentações, ao invés de uma, respectivamente nos dias 01 e 02 de abril, quinta e sexta-feira da Semana Santa. Por fim, a direção cênica desse ano foi dividida por dois premiados encenadores mineiros: Kalluh Araújo e Tarcísio Max (que cuida também da preparação corporal e vocal do elenco).

Como nos anos anteriores, o projeto – que faz parte do calendário turístico de Belo Horizonte – atraiu milhares de pessoas, que ficaram impressionadas e emocionadas com a sua grandeza e beleza. O projeto conta também com grande infraestrutura de som e luz, além de 5.000 cadeiras, banheiros químicos e um esquema especial de segurança, garantido pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e particulares. Vale ressaltar que o evento tem entrada franca, mediante a doação espontânea de alimentos não perecíveis, que são repassados para entidades assistenciais.

De acordo com o coordenador geral do evento e responsável pelos luxuosos figurinos, Antônio Diniz, a encenação da Paixão de Cristo em Belo Horizonte ganhou mais um aporte importante em 2010. Ao tradicional apoio financeiro da Belotur foi acrescentada uma verba do Ministério do Turismo, que reconheceu a importância e o potencial turístico do evento, e o apoio institucional do BH Convention & Visitor Bureau.

A LUZ DA PAIXAO emociona turistas do Brasil e do mundo

Assistida por mais de vinte mil pessoas, A LUZ DA PAIXAO encanta turistas nacionais e internacionais. Ao todo são quatro palcos cercados por cenários monumentais com 4 metros de altura. Em duas noites, em pouco mais de duas horas, a multidão segue os passos de Jesus e seus seguidores. Sob o céu estrelado das Minas Gerais, na companhia de um luar de sonhos, típico das noites mineiras, o realismo que brota nas cenas, na fisionomia e nos trajes dos personagens, faz com que todos os que assistem ao espetáculo deixem de ser meros espectadores; o público inevitavelmente se confunde com os figurantes. As pessoas passam a ser coadjuvantes das cenas que se desenrolam nos palcos Cada um se sente parte daquele povo que um dia seguiu os passos de Jesus em terras da Palestina, há mais de dois mil anos. Tudo isso faz com que A Luz Paixão em BH seja uma oportunidade única de vivenciar a mais emocionante história da humanidade.

Quem quer que conheça a história do labor diurno, dos sacrifícios, das renúncias, da perseverança e do forte espírito de fé do CENARC; fica para sempre com a mágica energia desses iluminados daPAIXÃO. A grande história de fé, esperança e emoção tem público médio diário de 8.000 pessoas e é contada por 136 atores amadores de Belo Horizonte.

Outro ponto forte da encenação é a infraestrutura técnica. Som digital, iluminação, telões, efeitos especiais e um elaborado figurino. A cada renovação, mudança de cenários, novos atores e equipamentos atualizados, uma nova emoção é despertada nos visitantes. Por isso, muitas pessoas que já assistiram voltam a Belo Horizonte. Venha você fazer parte do maior espetáculo da Terra.

Números do espetáculo de A Luz da Paixao

Em 27 anos de temporadas ininterruptas, mais de 500 mil de pessoas já assistiram e aprovaram o megaespectáculo A LUZ da PAIXAO;

136 atores;

800 profissionais que formam as equipes de som, luz, posto médico, segurança, contrarregra, guarda-roupa, administração e coordenação;

600 m² é a área total dos palcos e cenários;

2 dias de espetáculo 120 refletores são utilizados para iluminar os cenários e plateias.

2 gabinetes de som digital de última geração com 50 mil watts de potência RMS;

300 figurinos fazem parte do guarda-roupa principal e roupas reservas;

Mais de 27 toneladas de alimentos foram arrecadadas e em parceria com o SESC/MG foram doadas para a mesa Brasil;

Na temporada de 2010, quando comemoramos os 27 anos da LUZ DA PAIXÃO EM BH, o público alcançou o recorde de 20.000 mil pessoas, provenientes de região metropolitana de BH, estados brasileiros e de vários países.

 

Para entrar em contato com o CENARC, fale com:

ANTONIO DINIZ
cenarc@cenarc.com.br / cenarcbh@yahoo.com.br