Cena a Cena

A Luz da Paixão - O antigo Arraial Curral Del Rei, hoje Belo Horizonte, é marcado pelas tradições de seu povo que valoriza sua cultura, preservando e resguardando ao longo dos séculos suas raízes de fé.

Cercada pela Serra do Curral, entre prédios e paisagens, o drama fundamental do Cristianismo surgiu, cresceu e profissionalizou-se, até adquirir virtudes universais. Mais que outras, esta Paixão galvanizou homens e mulheres, concretizando sonhos; acordando sensibilidades, explodindo em ações de alucinada obstinação. Cada pessoa nela envolvida assume um papel predestinado.

Há 27 anos o CENARC (Centro Artístico Cultural São João Batista) revive a Vida, Paixão e Morte de Cristo, um valor artístico-cultural que é da humanidade, que conta, em Minas Gerais, como uma das mais profundas e enraizadas tradições populares, preservando e resguardando ao longo dos séculos suas raízes de fé; numa montagem de palco, figurinos, som e luz que resulta em uma grande e única apresentação que envolve o público pela sua extensão cultural, beleza plástica com cerca de oitocentas pessoas envolvidas entre atores, técnicos, coreógrafos, cenógrafos, figurinistas, maquiadores e costureiras.

Todavia, além da grandiosidade que se vê, o que se vem a saber, mais importa. Quem quer que conheça a história do labor diurno, dos sacrifícios, das renuncias, da perseverança e do forte espírito de fé do CENARC; fica para sempre com a mágica energia desses iluminados da PAIXÃO.

Em pouco mais de uma hora, o realismo que brota nas cenas, na fisionomia e nos trajes dos personagens, faz com que todos os que assistem ao espetáculo deixem de ser meros espectadores. Sob o céu estrelado de BH, na companhia de um luar de sonhos, típico das noites mineiras, o público inevitavelmente se confunde com os figurantes. As pessoas passam a ser coadjuvantes das cenas que se desenrolam nos palcos Cada um se sente gente daquele povo que um dia seguiu os passos de Jesus em terras da Palestina, há dois mil anos. Tudo isso faz da Paixão de Cristo de Belo Horizonte uma oportunidade única de vivenciar a mais emocionante história da humanidade.

Compartilhe conosco desta emoção!

 

O Sermão

SERMÃO DA MONTANHA: Jesus prega à multidão, acolhe as criancinhas, cura os doentes e paralíticos e ensina o Pai Nosso.

 

Jesus instrui seus Apóstolos
Jesus ensina a parábola do administrador.

 

Jesus perdoa Maria de Magdala
Jesus perdoa à prostituta, questiona quem não tem pecado que atire a primeira pedra, pede que não peque mais.

 

O Templo de Jerusalém

O SINÉDRIO: O Conselho supremo do Sinédrio, presidido por Caifás se reúne e decide condenar Jesus. Judas vende o seu mestre por trinta moedas

 

O Cenáculo

A última Ceia: Jesus reúne os seus discípulos para a Última Ceia e deles se despede dando-lhes o pão (o seu corpo) e o vinho (o seu sangue).

 

O Fórum Romano

JESUS PERANTE PILATOS: O Pretório Romano é invadido pela multidão e pelos que querem a morte de Jesus.

 

O Palácio de Herodes

A FESTA DE HERODES: A festa do rei Herodes é interrompida com a chegada dos sacerdotes que conduzem Jesus. Herodes pede a Jesus um milagre e não é atendido. Irritado, o rei manda-o de volta a Pilatos.

A condenação de Jesus

Pilatos solta Barrabás e lava as mãos, condenando o Nazareno a morrer na cruz.

A Via Sacra

O ENCONTRO COM MARIA
Carregando a cruz, Jesus cai pela primeira vez e encontra-se com Maria, a sua mãe.

AS MULHERES DAS LAMENTAÇÕES: Compadecido das lamentações das mulheres, Jesus fala às filhas de Jerusalém.

 

 

O CIRINEU: Jesus cai pela segunda e pela terceira vez e é ajudado pelo cireneu a transportar a cruz.

O Calvário O DESESPERO DE JUDAS: Judas é atormentado por sua consciência, por ter traído e entregue o Filho de Deus à morte e enforca-se, por isso. CRUCIFICAÇÃO E MORTE NA CRUZ: Jesus é pregado na cruz entre dois malfeitores. É ultrajado e escarnecido pelos seus algozes. Na hora nona expira, entregando ao Pai o seu espírito. A terra treme e tudo escurece com a morte do Filho do Homem.

A DESCIDA DA CRUZ : José de Arimatéia reclama o corpo de Jesus, que é retirado da cruz.

winner


Mater Dolorosa:

O corpo de Jesus é colocado nos braços de Maria, que chora sobre o filho morto

Para entrar em contato com o CENARC, fale com:

ANTONIO DINIZ
cenarc@cenarc.com.br / cenarcbh@yahoo.com.br